top of page

Mania das doenças

Atualizado: 4 de jan. de 2018

A minha jornada num estilo de vida saudável começou há cerca de 2 anos atrás. Comigo trazia muita bagagem do passado, historial de otites e amigdalites recorrentes até aos 5 anos de idade, perda de audição causada pela constante presença de fluído no ouvido médio, seguida de uma operação conjunta aos ouvidos (timpanostomia) e amígdalas (amigdalectomia). Astigmatismo diagnosticado aos 5, anorexia nervosa com apenas 8 anos de idade, enxaquecas com aura a partir dos 12, inflamações da garganta (maioritariamente faringites) nos anos que se seguiram, rinite alérgica e diabetes do tipo I diagnosticada aos 20 anos de idade (já faz 5 anos no dia 4 de Janeiro). Mas não ficamos por aqui! Aliás, após o meu diagnóstico, ficaram claros os efeitos que a desregulação dos níveis de glicose provocam no organismo! Infeções urinárias constantes, ansiedade, ataques de pânico, cansaço acentuado, dificuldade de raciocínio, mudanças de humor, fome constante, dores de cabeça e por último, cansaço! (O quê? Já tinha mencionado? Sim, certo...)

Para compreenderem melhor, eu pratiquei natação durante 7 anos, chegando mesmo ao nível de competição, era fisicamente muito ativa e adorava ginástica de solo/aparelhos, escalada e patinagem. Quando entrei na universidade (em 2011) tudo o que fazia de exercício era bem capaz de ser considerado sedentarismo! A dieta nunca foi tão pobre, os ritmos circadianos nunca foram tão desrespeitados e os níveis de stress nunca foram tão elevados. Daí até ao diagnóstico de diabetes não passou mais de um ano. Cheguei ao ponto de querer recomeçar a fazer exercício e o meu corpo me obrigar a parar ao fim de 1 minuto de corrida devido ao CANSAÇO! Daí até ter tomado uma atitude? Não passou tempo nenhum! Não percam a próxima publicação! 😉


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page