top of page

O meu testemunho

Atualizado: 16 de jul. de 2019

Nunca contei a minha história, pois não é fácil perceber a diferença a olho desarmado, não há fotos do "antes" e do "depois" que me ajudem a explicar-vos o porquê de a paleo me ter salvo a vida. Drama, certamente! Mas é assim que me sinto.


Fui diagnosticada com diabetes tipo 1 no dia 4 de Janeiro de 2013 e mesmo antes do diagnóstico final, que sinto que todas as pessoas que me poderiam ter protegido, me falharam!


☹️ Falhou-me aquele médico que disse que eu poderia estar em pré diabetes mas para não me preocupar muito com isso "por agora".


☹️ Falhou-me a médica ao prescrever-me doses fixas de insulina independentemente daquilo que eu comesse.


☹️ Falharam-me todos os nutricionistas que me prescreveram bolachas maria, pão integral, bolachas de água e sal, quase meio prato de hidratos em cada refeição principal, 7 refeições diárias e que me cortaram todas as gorduras ao máximo.


E falharam-me porque me deram uma alimentação high carb/low fat chapa 5, como se costuma dizer, que me fazia infeliz, não me dava prazer a comer, não me motivava do ponto de vista do controlo glicémico e porque me fazia sentirem sempre mal! Se não comesse o suficiente tinha hipoglicémias, se comesse demais ficava com hiperglicémicas! Ambas têm consequências, ambas eram experienciadas por mim várias vezes ao longo do dia.


Ensinaram-me a fazer contagens na esperança que as hipoglicémias resolvessem e comecei a pesar todos os hidratos e a dar insulina para aquilo que comia, mantendo a minha alimentação prescrita. O controlo não melhorou, o que foi um choque para mim na altura.


Em 2016 decidi que não podia continuar assim, eu não aguentava as dores de cabeça, as dores musculares, o cansaço, a sede, as corridas para a casa de banho, as mudanças de humor bem como o stress e a frustração de não estar em controlo e ver-me a perder a vitalidade de dia para dia.


Iniciei paleo no início de 2016, com glicémias médias algures entre os 220-210mg/dl (valor de HbA1c) e desde então tenho percorrido um longo caminho e reaprendido a viver bem com a minha doença. No fim do ano passado, quase 3 anos depois de ter tido o meu primeiro contacto com o estilo de vida paleo primal, a minha glicémia média estava em 145mg/dl (valor de HbA1c).


Muitas pessoas em 3 anos perdem 70kg, eu em 3 anos perdi 70mg/dl. E isto não é algo que se veja, que se note fisicamente como a perda de peso, mas é algo tão ou mais recompensador!


Ultimamente penso muito que a diabetes não nos limita, ela dá-nos super-poderes. Faz-nos aprender com os erros do passado, disfrutar do presente e prever o futuro.


Nao me interpretem mal, ter diabetes dói, dói mais do que podem imaginar, dói física e mentalmente, (talvez se forem diabéticos se identifiquem!) mas dota-nos de uma resiliência que nunca mais se acaba e torna-nos mais fortes.


A minha mensagem de esperança é que tu consegues melhorar a tua condição, tu podes viver bem com a tua doença e acima de tudo te-la controlada.

Não deixes que te continuem a falhar, exige ajuda e dá a tua força de vontade em troca. Não há nada mais frustrante do que dar o nosso tempo por alguém que não quer fazer um mínimo esforço por si próprio. É possível controlar a diabetes!

Eu ainda tenho um longo caminho a percorrer na direção certa, mas acredito que nas próximas análises o cenário continue a ser de queda!

Obrigado acima de tudo ao conceito Paleo! 😍


A imagem do "antes" no canto inferior esquerdo e as imagens do "depois" em cima e no canto inferior direito . Pensando bem, acho que a boa alimentação também ajudou na diminuição do acne :P

456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page