top of page

Porque criar mais um blog paleo?


A realidade é que blogues, páginas de facebook e sites paleo já há muitos, por isso é normal que me perguntem o que tenciono eu fazer com este blog! Até onde pretendo chegar, em que população alvo me focarei, ou até mesmo se valerá a pena tudo isto.


Antes de mais este blogue é meu, vai-me obrigar a pensar por mim, a pesquisar e a ler muito para vos trazer assuntos o mais informados possível.

Não pretendo torná-lo num site de receitas, mas sim um site variado em conteúdos. Isto não significa claro, que não vá pondo sugestões de refeições feitas na minha casa e inventadas por cá, bem como refeições que fizemos, testamos e aprovámos mas não fomos nós que inventamos (pensem nisto como um controlo de qualidade 🤣).


Divulgarei as receitas que gosto e que sei que valem a pena experimentar, divulgarei também os produtos que costumo usar e os locais onde gosto de os comprar, supermercados, produtores independentes, loja de produtos especializada, mercados, simplesmente para que saibam onde ir e não porque seja patrocinada para o fazer. O que é bom, é para ser partilhado e divulgado! Só assim daremos importância ao que realmente vale a pena e mais tarde ou mais cedo, os outros comerciantes seguirão o mesmo caminho e tentarão acompanhar com produtos de qualidade superior ou com maior variedade.


Este é um blogue para pessoas que pensam fora dos limites impostos pela sociedade muito antes de termos nascido, mas evolutivamente não há tanto tempo atrás quanto isso. Espírito crítico, debate e informação são palavras de ordem.


Inicialmente o blogue iria ser escrito somente em inglês, mas após ter pensado com carinho nas minhas origens, decidi escrever em ambas as línguas. Penso que nós, portugueses, temos uma maior aceitação para este estilo de vida e se olharmos para trás, revemo-nos em grande parte na alimentação dos nossos avós, que embora com alguns erros, está a anos luz de distância da dieta ocidental! O mesmo não posso dizer dos meus amigos, vizinhos e gentes escocesas, há uma enorme incoerência na sua dieta e nos seus estilos de vida.


A Escócia é um país absolutamente abençoado, tem rios repletos de salmão selvagem, mares cheios de peixe fresco, carnes absolutamente divinas alimentadas em pastos de perder a vista, bagas como nunca comi em Portugal e muita fruta e vegetais frescos orgânicos, pouco me falta para a considerar o paraíso na terra. No entanto é chocante ver como as pessoas se alimentam de açúcar, sal, óleos refinados e gorduras trans no seu dia a dia.

Não tão chocante assim, pelo menos para mim, são as taxas de obesidade, hipertensão, diabetes, cancro e esperança média de vida reduzida que se observam!

Mas não é apenas o fator dieta, é também o fator estilo de vida, tabagismo e consumo de álcool excessivo, falta de exercício e uma falta de flexibilidade absurda, não estão habituados à crítica, mesmo sendo construtiva.

O meu objetivo é divulgar um estilo de vida saudável, mas mesmo que ninguém queira mudar, ao menos que percebam porque que certos eventos menos bons na nossa vida acontecem e como poderão estar diretamente relacionados com a nossa alimentação e comportamentos. Vai ser obviamente desafiante, mas se puder mudar pelo menos a vida de 1 pessoa, será que já não valerá a pena tentar?


1.050 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page