top of page

Quatro passos

Atualizado: 4 de jan. de 2018

Após ter percebido que a minha condição física era altamente desencorajadora (isto vindo de uma ex-atleta de competição é assustador!) decidi que tinha de tomar uma atitude! A minha vida não podia continuar a girar à volta de antibióticos, idas ao hospital e cansaço, simplesmente não podia, o meu limite fora atingido!

O primeiro passo em direção à mudança é admitir que temos um problema - "Eu tenho um problema" - disse eu.

O segundo passo é querer mudar, e eu queria tanto mudar - "Eu quero mudar" - afirmei eu.

O terceiro passo é encontrar estratégias para mudar - "Eu vou definir a minha estratégia pessoal para atingir o MEU objetivo" - Pensei eu.

Mas... a esta altura, ainda não sabia qual o meu objetivo nem como poderia mudar velhos hábitos para obter mais saúde! Eis que, comecei a olhar para o que as outras pessoas comiam e a acompanhar atentamente as refeições de um casal de amigos que tinha uma alimentação pobre em hidratos de carbono. Aquilo despertou a minha atenção certamente e por uns 2 meses tentei a abordagem deles. Tentei e sucedi, mas para mim faltava algo, faltava a otimização da dieta!

Posso agradecer a minha entrada no estilo de vida paleo a 3 projetos distintos: O primeiro de todos, o site www.paleoxxi.com, com um grupo de facebook associado, chamado "Paleo Descomplicado", ambos criados por uma pessoa que aprendi a admirar ao longo do tempo, o Francisco Silva.

Depois de ter descoberto o Paleo Descomplicado parece que uma porta para um novo mundo se abriu, senti imensa necessidade de ler sobre o assunto, pois não há pessoa nenhuma que me diga o que fazer sem que eu conteste, sem que estude, sem que eu forme um plano adaptado à minha medida. Não é que tenha problemas de confiança, mas não posso por a minha saúde à mercê de dicas de pessoas que eu não conheço. Não posso correr o risco de dar por mim a jogar ao telefone estragado, onde uma mensagem é passada segundo a interpretação da pessoa que escuta por último, chegando até mim (quase de certeza) totalmente distorcida!

Fiz a vontade a mim própria e li! Li sobre a influência dos cereais, do glúten e do açúcar na saúde do cérebro humano. Este é um livro excelente para qualquer pessoa, o autor, ex-neurocirurgião e investigador de profissão, David Perlmutter, tem um jeito descomplicado com as palavras e escreve sobre temas que nos vão deixar de "cabeça às voltas". Depressão, alzheimer, diabetes, demência e outras doenças cronicas que afetam o cérebro, será que há uma origem comum para estas doenças consideradas do mundo "moderno"?

Por fim, mas não menos importante, o incrível documentário de perspetiva evolucionista no que diz respeito a alimentação - "The perfect human diet" ou na versão traduzida "A Dieta Humana Perfeita", escrito pelo jornalista C. J. Hunt.

Quando acabei de ver este documentário ficou claro, para mim, que aquilo que os nossos antepassados comiam, nos permitiu evoluir enquanto espécie. Nós sabemos que pessoas e animais mais saudáveis são mais propensos a sobreviver às vicissitudes da vida e gerar descendência, isto significa que a evolução seleciona comportamentos saudáveis, incluindo alimentação mais saudável (1).

Estas foram as minhas 3 fontes de inspiração principais.

Após admitir que 1) existia um problema, 2) era preciso mudar e 3) precisava de definir uma estratégia, fiquei somente com a tarefa mais fácil (mais difícil, mas mais fácil, se experimentarem perceberão o que digo!) que é EXECUTAR o plano!

O quarto passo é por em prática, diariamente, em todas as refeições, aquilo que aprendi relativamente a alimentação saudável! 😍


Bibliografia

(1) Jaminet, P.; Jaminet, S.C. Perfect Health Diet: regain health and lose weight by eating the way you were meant to eat. UK edition. England: Scribner, 2013.

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page