top of page

Sugestões para a correria do dia a dia

A nossa vida nem sempre nos permite descansar e fazer as coisas a um ritmo próprio. No meu caso, quando estou stressada esqueço-me de comer, esqueço-me de verificar a minha glicémia, esqueço-me de beber água e outras vezes até me esqueço de aliviar a bexiga! 😂


E quem é que paga? Pois está claro que o corpinho é que paga!


Para tentar minimizar estes "esquecimentos", há coisas que andam sempre comigo e há outras que estão sempre na minha cesta de madeira no trabalho! 😍


Vamos ver os meus utensílios indispensáveis para uma vida de loucos? Vamos lá!


- Fervedor de água elétrico (AQUI)

- Caneca transportadora (AQUI)

- Copo de iogurte com compartimento para "arrumações" (AQUI)

- Liquidificadora com copo de viagem (AQUI)

- Recipiente com tampa doseadora para encher com azeite extra virgem e vinagre balsâmico (AQUI)

- Caixas transportadoras de comida, em vidro (AQUI)

- Kit de talheres (AQUI)


Por aqui o dia começa comigo a pressionar a mini alavanca do fervedor! 😄 E enquanto trato de fazer a minha higiene, a água ferve, sem me consumir tempo absolutamente nenhum.

Depois de estar despachada, trato de arrumar o pequeno farnel para o dia. Como diabética bem comportada que sou, tenho sempre comida e snacks comigo para qualquer eventualidade!


A primeira coisa a preparar é a chicória ou chá! Eu não bebo café, mas se vocês beberem, secalhar o melhor utensílio, é uma máquina de café com filtro! A chicória é naturalmente solúvel em água, ao contrário do café, por isso tenham em mente que quando escolhem um café solúvel, não estão a fazer a melhor escolha de entre as várias possibilidades (se bem que não é o fim do mundo!).

Há dias em que ponho um pouco de leite de avelã ou de cajú na chicória, é delicioso.


Ovos cozidos ou mexidos serão sempre os meus queridinhos para pequenos almoços ou lanches! Mas se vejo que não tenho tempo ou paciência para me agarrar aos tachos às 06:00-07:00 da manhã, então cozo 1 ou 2 ovos no dia anterior à noite, para comer no dia seguinte.


Outra alternativa bem rápida, é usar a liquidificadora com copo de viagem para fazer um batido. Adicionar uns frutos vermelhos, meio abacate e leite vegetal ou kefir, triturar tudo muito bem e levar connosco para onde quer que vamos.


Eu não costumo beber turbinado, mas que é rápido de fazer, lá isso é! Se estás a tentar emagrecer, pode ser uma excelente estratégia para prolongar o jejum noturno durante mais umas horas. Podes fazer com café, chá ou chicória e depois adicionas uma fonte, ou mais, de gordura (óleo de coco, manteiga ou ghee), para te manteres saciado/a durante mais tempo. Há quem opte ainda por adicionar pimenta cayenne, curcuma, canela do ceilão ou óleos essênciais, o importante é mesmo não adoçar com nada!


Se houver sobras de comida no frigorífico, há certamente banquete ao pequeno almoço! Nunca tive formatação mental para só comer o alimento X ou Y ao pequeno almoço, aliás, muitas vezes, antes de me ter deparado com este estilo de vida, comia sopa de legumes! Rápido, saciante e muito nutritivo!


Se fores daquelas pessoas que planeia tudo com tempo, poderás ter sempre panquecas, crepes ou pão no congelador em doses individuais. Descongela tudo num ápice, e no caso do pão, se meterem diretamente na torradeira fica uma maravilha! Nota para quem deseja otimizar a saúde ou perder peso: sair do jejum com muitos hidratos de carbono não é boa ideia, principalmente se forem de absorção rápida. Acompanhar uma fatia de pão fininha (30-40g), com ovos, bacon e tomate parece ser uma opção mais equilibrada, mas ainda assim não desejável. Eu deixaria a fatia de pão para ocasiões excecionais, tipo sunday brunch!


Por vezes também uso o meu copo de iogurte e misturo iogurte grego natural com mirtilos ou kiwi e um pouco de manteiga de amêndoa.


Para mim, o importante é variar! Ficar sem pequeno almoço não é opção! Na minha paleo não há jejuns matinais, na tua? Só tu poderás decidir! No meu caso, sei que tenho de comer alguns hidratos de carbono logo de manhã senão a minha glicémia dispara para lá do absurdo!


Por vezes sinto necessidade de um lanche a meio da manhã, outras vezes chego bem até ao almoço sem sentir fome. Seja como for, a solução para isso está sempre na minha mala! Ou uns frutos secos para um snack rápido, ou a minha caixa do almoço!


20g de frutos secos é a quantidade que anda sempre comigo para todo o lado. Seja de manhã, seja à tarde, uns frutinhos secos caem-me sempre bem (como podem ver pela primeira imagem que coloquei, tirada no meu local de trabalho).


Precisas de mais ideias para snacks? Porque não uns adoraveis frutos/legumes miniatura? Tomates cherry, mini pimentos, mini pepinos? Ou ainda uma fatia de queijo curado a acompanhar por exemplo umas azeitonas?


Eu tenho a sorte (muitas vezes) de sair entre as 14:45 e as 16:15, isso significa que tudo o resto que possa comer, faço-o no conforto da minha casa!


Para o lanche adoro comer salada de tomate e abacate com salmão selvagem fumado! Tempero a gosto e fico muito saciada e reconfortada até à hora do jantar que geralmente acontece entre as 20:30 e as 21:30.


Cá em casa, quando fazemos o jantar, fazemos a dobrar, assim, por norma, aquilo que comemos ao jantar é o mesmo que levamos para o almoço! A caixa do almoço é feita de véspera e portanto fica pronta a pegar e guardar na mala.

No meu local de trabalho tenho um frasco com azeite e vinagre, se decidir levar saladas ou vegetais, já tenho como os temperar! Observação: eu detesto temperar de véspera, mas cada um faz de acordo com o seu gosto pessoal!


Espero ter dado algumas ideias engraçadas para que não entrem em stress sem saber o que comer! 😘😄 E para além destas opções, tenho a certeza que existem muitas mais!


Como podem ter percebido, eu como 4-5 refeições por dia, devido ao regime de insulina que faço! Para pessoas saudáveis ou em modo perda de peso, 2-3 refeições diárias densas em nutrientes, são mais do que suficientes! Obviamente que no início há sempre um período de adaptação e se um snack é o que te "faz andar na linha", então faz uso daquilo que levas preparado de casa, até que te sintas confiante para melhorar ainda mais o teu estilo de vida! Quando estiveres bem adaptado/a vais ver que não há fome, há gulodice 😐 !


4.055 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page