top of page

Como quebrar o jejum e a rotina

Atualizado: 25 de jul. de 2019

O drama e o horror apoderam-se de nós! Então não é que até estamos a gostar tanto de fazer a alimentação paleo ao almoço e ao jantar, mas depois ao pequeno almoço ficamos com crise de creatividade?


Será que pensas, "então e agora o que é que eu vou comer"? Eu confesso uma coisa, em tempos também tive essa barreira mental, tal e qual! Não me cabia na cabeça continuar a destruir a minha glicémia (sou diabética tipo 1), mas também não me cabia na cabeça deixar de comer as minhas tostas mistas, com pão de forma do mais processadinho que há e o meu leite com cappucino em pó.


O meu pequeno almoço (pré-diabetes e pré-paleo) era uma verdadeira montagem experimental digna de qualquer experiência laboratorial de excelência, ora reparem nos ingredientes:


Pão de forma de 9 cereais (sem côdea que eu não estava para essas tretas!): Farinha de trigo, água, sementes (5%) (linhaça, girassol), sêmea de trigo, levedura, cereais (2,5%) (farinha integral de centeio, flocos de aveia, milho miúdo, flocos de trigo, trigo sarraceno em troços, farinha de trigo espelta, farinha de arroz, farinha de cevada, farinha de sorgo), açúcar, glúten de trigo, sal, emulsionantes (E 471, E 472e, E 481), farinha de malte de cevada, amido de milho, conservantes (E 282, E 200), fibra de trigo e estabilizador (E 466).


Fiambre de perú forno de lenha campofrio (até o senhor da charcutaria já sabia!): Peito de peru (60%), água, reguladores de acidez (E325, E262), sal, lactose, estabilizadores (E420, E451, E450),amido, dextrose, proteínas do leite, aromas, intensificador de sabor (E621), gelificantes (E407, E412, E415),antioxidante (E316), cloreto de potássio, conservante (E250)


Queijo: Lamento, não pode ser tudo mau! Felizmente em Portugal há muitos bons queijinhos curados!


Leite: Quanto ao leite já falei sobre ele AQUI


Cappucino (café solúvel): LEITE em pó magro (32%), xarope de glucose, café solúvel (14%), óleo de coco, LACTOSE, regulador de acidez (E340), sal, estabilizadores (E452, E331), aroma.


⬆️⬆️ Fico com formigueiros só por LER estas listas hoje em dia ⬆️⬆️


Assunto encerrado, não quero mais focar-me em alimentos com excesso de açúcar, excesso de sal refinado e excesso de aditivos alimentares


Hoje em dia as minhas refeições são felizes, são coloridas, são saborosas, são saciantes! Comprovem por vocês, vejam estas fotografias dos meus pequenos almoços e testem receitas, testem as limitações impostas por vocês mesmos, testem o "eu não consigo" e o "não tenho nada para comer".


Se gostam dos conteúdos da paleopaedia não se esqueçam de fazer like e seguir também a página de facebook @paleopaedia :) 

SUGESTÕES:

- Bebida vegetal, mirtilos e 30g de pão paleo low carb com manteiga

- Sopa de legumes polvilhada com sementes de sésamo, chia e linhaça

- Mini panquecas com couve flor e bróculos picados e temperos a gosto

- Kiwi, nozes pecã e crepe de carne assada (triturar uma fatia de carne mais seca, juntar 2 ovos, temperar e fazer na frigideira anti-aderente) - Omelete de queijo e cogumelos frescos com salada de tomate cherry e nozes picadas

- Pãezinhos low carb da Mamã Paleo

- Ovo estrelado em azeite, azeitonas e macadâmia

- Ovo cozido com atum e tomate

- Salmão fumado com abacate e tomate cherry

- Iogurte grego natural com grânola e uma fatia de maçã

- Sobras que andem perdidas no frigorífico

- Ovos escalfados em cima de refogado, molho ou tomatada que ficou no fundo da panela depois do jantar (faço muitas vezes para aproveitar)

- Caldo de ossos

- Fruta low carb com manteiga de amêndoa

- Crepe de ovo e guacamole

- Turbinado, café, chá ou água com umas gotinhas de limão se não houver fome


14.650 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page